INICIAL          CLASSIFICADOS           MAPA SITE           COMPRAS PARAGUAI           AGENDA           COMISSÃO 70%           CONTATO    
       
Voltar a  Pagina Inicial de Notícias

POLÍCIA FEDERAL REALIZA 3ª FASE DA "OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS" EM CONJUNTO COM A OPERAÇÃO SENTINELA, PARA A REPRESSÃO E INTERCEPTAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS

         

         A Polícia Federal em Guaíra/PR, com a colaboração de policiais que integram a Operação Sentinela, realizou durante a semana que se passou, 25 a 29/10, a OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS, para o controle e fiscalização de produtos químicos que podem ser empregados na produção de drogas.

         Foi a terceira fase da Operação no estado do Paraná, coordenada pela Divisão de Controle de Produtos Químicos - DCPQ, da Coordenação-Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes/DCOR, sediada em Brasília, contando com o apoio de policiais federais dessa divisão, especializada no controle e fiscalização de produtos e insumos químicos destinados à produção de entorpecentes.

         Nesta última fase do ano, foram fiscalizadas empresas sediadas nas circunscrições de Guaíra e de Cascavel, totalizando cerca de 25 instalações, dentre laticínios, comércio de baterias, fabricação de óleos vegetais, lavanderias e tinturarias e outras, houve também fiscalizações em fazendas e cooperativas quanto aos agrotóxicos empregados e diligências e barreiras visando coibir o tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho.

         As comissões fiscalizatórias primaram pela sanatória das irregularidades, porém, não se escusaram do escopo educativo, qual seja, expor o objetivo e a importância desse controle realizado pela Polícia Federal, bem como os procedimentos a serem adotados junto ao órgão, como obtenção do certificado e licença para aquisição de produtos químicos, envio de mapas mensais, comunicação de ocorrências havidas na empresa, enfim, todos os passos para a regularização da empresa e licitude de suas atividades.

          A despeito da lei regente, Lei nº 10.357, datar de dezembro de 2001 e a Portaria 1.274, de agosto de 2003, foi possível concluir quão desprovidos de orientação estão os dirigentes das empresas das regiões fiscalizadas, predominantemente familiares. Cada região tem suas especificidades, devendo as fiscalizações estar atentas a esse fato.

         Com esse "piloto" adotado nesta última edição da Operação Sem Fronteiras, abrangendo circunscrições não afetas somente à área fronteiriça, mas que detêm um número expressivo de empresas que manuseiam produtos químicos controlados, será possível o aprimoramento dessa Operação com uma abrangência territorial maior, bem como, quiçá, o planejamento de palestras ou workshops no sentido de orientar e dirimir dúvidas dos usuários da plataforma virtual de produtos químicos.

         O resultado da Operação Sem Fronteiras no Paraná:

         Hidróxido de sódio (sólido) 2.175 kg

         Hidróxido de sódio em solução aquosa 2.315 kg

         Ácido acético 293 kg

         Ácido sulfúrico 07 litros

         Maconha 114.730 gr.

         Crack 516 gr.

         Pessoas presas (detidos) 09

         Pessoas revistadas 237

         Veículos apreendidos 08

         Veículos de carga vistoriados 39

         Veículos de passeio vistoriados 91

         Ônibus 16

         Cigarros (caixas) 1.932

         Armas 01 revolver cal. 38

         Mercadorias apreendidas 17 fardos de mercadorias diversas

          Participaram dessa Operação 09 policiais federais de Guaíra e 03 de Brasília, além do efetivo da Operação Sentinela.

          Guaíra/PR, 31 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Profissionais de Guaíra participam de intercâmbio na área de saúde

         

         Proposta envolveu profissionais da tríplice fronteira durante os meses de setembro e outubro

         Os profissionais do PSF (Programa Saúde da Família) Ana Lúcia Tormen da Silva (assistente social), Fábio Massao Yabushita (psicólogo) e Simone de Freitas Mickos (enfermeira), participaram de um evento de intercâmbio proposto pelo GT (Grupo de Trabalho) Itaipu Saúde Mental, órgão vinculado ao Programa Saúde da Fronteira, da Itaipu Binacional. As visitas técnicas foram realizadas por profissionais da área de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina durante os meses setembro e outubro.

          As visitas iniciaram no município de Foz de Iguaçu, onde profissionais da Argentina e do Paraguai puderam conhecer a realidade dos serviços prestados em hospitais, clínicas terapêuticas e serviços públicos de saúde mental da cidade.

          No mês de setembro, nos dias 14 e 15, foram realizadas as visitas no Paraguai, nas cidades de Ciudad del Este e Coronel Oviedo. Nestas visitas, participaram a assistente social Ana Lúcia e o psicólogo Fábio.

          No mês de outubro, entre os dias 05 e 08, os encontros aconteceram na Argentina. Do mesmo modo, as visitas foram realizadas em clínicas que prestam serviços de saúde mental e hospitais públicos em geral nas cidades de Posadas e Oberá, província de Misiones. Na Argentina, estiveram presentes a assistente social Ana Lúcia e a enfermeira Simone.

          O objetivo do intercâmbio foi aprimorar o conhecimento na área de saúde mental, conhecer as realidade dos serviços prestados nos países vizinhos e trocar experiências com outros profissionais.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura define programação para Finados

          Serviços de conservação no entorno do Cemitério Municipal estão sendo realizados para garantir mais conforto aos visitantes

         A Prefeitura de Guaíra está realizando vários serviços no entorno do Cemitério Municipal para receber as pessoas no dia de Finados, na próxima terça (02). Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão mobilizadas e integradas nas operações tapa-buraco, recuperação da pavimentação, do calçamento e do sistema de drenagem; intensificação da limpeza, roçado e pintura.

          Para receber os milhares de visitantes que tradicionalmente passam pelo Cemitério, a Prefeitura tem organizado uma verdadeira maratona. "A partir desse final de semana, o movimento já é atípico. Por isso, há algum tempo temos trabalhado em melhorias no Cemitério. Adequamos a parte nova do cemitério, restauramos túmulos abandonados e reformamos o necrotério", afirmou Evandro Sérgio Pedroso, responsável pela manutenção do local.

          Além dos serviços que estão sendo executados, a Prefeitura realizou ontem uma reunião com os vendedores que tradicionalmente trabalham no feriado. "Como existe uma disputa acirrada pelos espaços em frente ao Cemitério, a Prefeitura achou melhor sortear os espaços que fazem parte de um antigo mapeamento do local", explicou Carlos Alberto Diez Loyolla, funcionário do Departamento de Fiscalização.

         Programação

         A Prefeitura também divulgou a programação oficial no dia de Finados. A primeira atividade acontece às 8h e segue o dia todo até às 18h.

         Confira:

         Missa - Igreja Nossa Senhora de Aparecida (das 8 às 10h)

          Culto - Igreja Assembleia de Deus ( das 10 às 12h)

          Culto - Igreja 1ª Batista (das 13 às 14h30)

          Culto - Igreja Nação de Deus (das 14h30 às 15h30)

          Culto- Igreja Obra de Restauração (das 1530 às 16h30)

          Missa- Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (18h)

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Escola Erik Andersen incentiva a manifestação artística

          Segundo a direção, os alunos tem elogiado a iniciativa

         As professoras Ana Célia Tonelli e Tatiane Rosa Mangolin estão promovendo aulas de artes na Escola Municipal Erik Andersen. Segundo a direção, a reposta dos alunos tem sido receptiva. "As crianças tem confeccionado seus próprios trabalhos e idéias, o que traz a elas grande satisfação", afirmou Célia Regina Aguayo do Nascimento, diretora.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


"Unipar Aberta" atrai centenas de visitantes

          Abertura do evento aconteceu ontem (26)

         A Unipar realizou na manhã desta terça-feira (26) uma solenidade para abrir oficialmente a "Unipar Aberta", evento promovido pela Universidade Paranaense e que tem como objetivo abrir as portas da instituição para mostrar aos alunos e professores do ensino básico a estrutura e os cursos de graduação ofertados pela Unipar em Guaíra.

         Os acadêmicos montaram estandes e divulgaram os trabalhos sociais desenvolvidos pela instituição (desde a assistência jurídica até os projetos sociais na área de saúde).

         A Unipar é uma universidade multicampi com 38 anos de história, possui sede em Umuarama e unidades em outras seis cidades, incluindo Guaíra. No município, está instalada desde 1991 e acolhe aproximadamente 1.200 acadêmicos de sete cursos diferentes.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura decreta ponto facultativo no dia 01º de novembro

          Véspera de feriado substituirá feriado de quinta-feira (28), data em que se comemora o dia do funcionário público

         O prefeito de Guaíra, Manoel Kuba, considerando que o dia 28 de outubro (quinta-feira) é dia do funcionário público e considerando que o feriado de finados acontece na terça-feira, decretou ponto facultativo no dia 01º de novembro, segunda-feira.

          expediente do dia 28, portanto, ocorrerá normalmente.

         Mesmo com o ponto facultativo, órgãos e entidades que desempenham atividades essenciais - e que não podem sofrer interrupção - prestarão seus serviços normalmente, por meio de escalas e organização internas.

         A decisão está amparada no decreto 135/2010.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Esporte guairense tem final de ano com o "calendário cheio"

          Campeonatos de futebol, futsal, skate e até corrida de carrinho de rolimã estão entre as opções

          A Secretaria de Esportes está promovendo várias competições nesse final de ano. Estão em andamento o Campeonato Municipal de Futsal Mirim e Pré Mirim, o Campeonato de Futsal masculino e feminino, o Campeonato de Futebol Master e a Copa Kaiser de Futebol Suíço Master. No mês que vem, mais duas novidades: Campeonato Municipal de Skate e Festival Municipal de Carrinho de Rolimã.

          "Tem atividade de segunda a segunda em Guaíra. Prestigiem o esporte guairense", pediu Volnecir Hoffman, secretário de Esportes e Lazer.

          Acompanhe:

          1) Campeonato Municipal de Futsal Mirim e Pré Mirim- domingos das 8h30 às 11h no Ginásio Municipal Profº Robinson Reis ( Exceto nesse final de semana : será sábado à tarde).

          2) Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino, segundas, quartas e quintas das 19 às 22h no Ginásio Municipal de Esportes Profº Robinson Reis.

          3) Campeonato Municipal de Futebol Master, sábados à tarde das 15h30 as 18h30 no Campo da Messiâniaca.

          4) Copa Kaiser de Futebol Suiço Master, terças e sextas nos Campos das Associações participantes.

          5) Campeonato Municipal de Skate, dias 13 e 14 de novembro na Praça Duque de Caxias. Inscrições com Alisson na J'artes.

          6) Festival Municipal de Carrinho de Rolimã, dia 13 de novembro ao lado das Casas Pernambucanas. Inscrições na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Primeira edição do "Brincar é Saúde" supera expectativas

          Organização e boa-vontade garantiram o sucesso do evento

         Idealizado e organizado pela equipe do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), a primeira edição do "Brincar é Saúde" - evento realizado em homenagem ao Dia das Crianças - superou a expectativa dos organizadores. Centenas de crianças participaram do encontro, realizado no antigo Posto de Saúde. Além das atividades de lazer, as crianças participaram de uma palestra sobre higiene bucal com a dentista do PSF (Programa Saúde da Família) Adriana Cristina Bespalez.

         O prefeito Manoel Kuba e o vereador Rossano França Triches participaram do evento e acompanharam a distribuição de 400 presentes cedidos pela Secretaria Municipal de Ação Social. "O grande diferencial deste evento foi a expressiva participação de voluntários. Contamos com a participação da professora Inês Santa Guimarães Altenhofen e estagiários de pedagogia, além dos alunos do curso de enfermagem. Este foi um evento que teve custo zero. Contamos com o apoio da iniciativa privada, Guarda Municipal, das secretarias de Esporte, Turismo, Ação Social e Saúde. Tivemos também a ajuda dos vereadores Rossano, Rube Bueno e João Carlos Hartekoff e da empresária Ângela Emmel. A maioria dos maridos das agentes também ajudou. Até para anunciar nós fomos atendidas: o 'Sony' não cobrou pelo serviço de sonorização", afirmou Cristina Espósito Lopeira, servidora municipal.

         Além de brinquedos, as crianças receberam kits de higiene bucal. "Fiquei contente com a organização deste evento. Com o comprometimento dos voluntários. Vi que as crianças tiveram opção para brincar, aprenderam mais sobre higiene bucal e ainda ganharam presentes. E fiquei impressionado com o baixo custo do Brincar é Saúde, com a qualidade do atendimento e com a alegria de todos os envolvidos na organização. É um exemplo", resumiu o prefeito Manoel Kuba.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


PRESO PEDÓFILO QUE MATOU MENINA DE 10 ANOS POR SE RECUSAR NAMORAR COM ELE

          EM MUNDO NOVO - MS, NA DATA DE 25/10/10, A POLICIAIS CIVIS PRENDERAM CELSO JOSE RODRIGUES VESOLOVSKI (47), POR HOMICÍDIO PRATICADO CONTRA A CRIANÇA V. R. D. E., DE 10 ANOS DE IDADE.

          CELSO, QUE É VIZINHO DA VÍTIMA, AFIRMOU QUE ERA APAIXONADO PELA CRIANÇA DESDE QUE ESTA TINHA CINCO ANOS DE IDADE E NA DATA DE ONTEM, NO PERÍODO DA TARDE, CONVIDOU-A PARA SE BANHAR EM UM RIO DENOMINADO "VITIQUE", ÀS MARGENS DA BR 163, OCASIÃO EM QUE O AUTOR PEDIU PARA QUE A CRIANÇA NAMORASSE COM ELE, O QUE FOI NEGADO, SENDO QUE O AUTOR, INCONFORMADO COM A RESPOSTA DA VÍTIMA, UTILIZANDO-SE DE UMA FACA, DESFERIU VÁRIOS GOLPES NO CORPO DA CRIANÇA, CAUSANDO-LHE A MORTE;

          APÓS MATAR A CRIANÇA O AUTOR ENTERROU O CORPO DA CRIANÇA NA MARGEM DO RIO, JUNTAMENTE COM A ARMA BRANCA UTILIZADA NO CRIME, VISANDO OCULTAR O CADÁVER E EXIMIR-SE DE SUA RESPONSABILIDADE PELO CRIME.

          O AUTOR INDICOU O LOCAL ONDE A ENTERROU E RECEBEU VOZ DE PRISÃO POR HOMICÍDIO DOLOSO, VILIPENDIO E OCULTAÇÃO DE CADÁVER, SENDO PRESO E RECOLHIDO PROVISORIAMENTE EM UNIDADE POLICIAL NÃO DIVULGADA, POR MEDIDA DE SEGURANÇA, HAJA VISTO A AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EM FRENTE A DELEGACIA DE POLÍCIA DE MUNDO NOVO - MS, MANIFESTANDO INDIGNAÇÃO PELO ATO PRATICADO.

          Fonte: ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA DIRETORIA-GERAL DA POLÍCIA CIVIL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASSECOM


Confusão em lanchonete em Guaíra termina com 1 morto e 3 baleados.

          Um morto e três feridos, este foi o saldo de uma confusão registrada or volta das 22h00min da noite de ontem, na Lanchonete Pinguim, localizada na Avenida Mate LAranjeiras, no centro da cidade de Guaíra.

         A Polícia Militar foi acionada e informada de que havia uma briga no referido estabelecimento e ao deslocar-se ao endereço para realizar a abordagem dos suspeitos, uma pessoa começou a realizar disparos, momento este que os PMs realizaram a prisão do autor dos disparos, que no momento da abordagem ofereceu resistência sendo necessário o uso da força.

         Os disparos realizados pelo autor atingiram quatro pessoas, gerando um homicídio e três lesões. O autor dos disparos, foi identificado como sendo Valter Blaum, 49 anos, encontrava-se com duas armas, sendo um revólver calibre 38, de marca SW, arma esta usada nos disparos. No deslocamento para a 13ª DRP, o detido entregou uma pistola 6.35 de marca Taurus, que estava com o mesmo. cabíveis.

          Na confusão, morreu o indivíduo Edson Fernando Groff, de 27 anos, residente na localidade de Maracaju dos Gaúchos, alvejado com um tiro no abdômen. O corpo de Edson, deu entrada por volta das 08h00min desta manhã, no IML de Toledo. Um dos feridos nesta confusão, foi Antonio Flávio Ferreira, 44 anos, o qual também foi alvejado com um tiro no abdômen e deu entrada por volta das 02h00min desta madrugada na Casa de Saúde Bom Jesus, em Toledo. Marcos Eduardo de Campos, de 27 anos, foi alvejado com um tiro no abdômen e devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para uma casa hospitalar de Umuarama e Cesar Henrique Campos, 23 anos, atingido com um tiro de raspão na perna, foi medicado e liberado.

          Fonte: www.radioguaira.com.br


POLÍCIA FEDERAL EM GUAÍRA APREENDE APROXIMADAMENTE 1.000 CAIXAS DE CIGARROS

          Policiais federais, em fiscalização rotineira realizada através da Operação Sentinela, apreenderam cerca de 450 caixas de cigarros de origem paraguaia próximo ao trevo de Iporã, na madrugada de hoje, 25, por volta de 03:30h. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 200.000,00.

         Os policiais faziam barreira na região quando pararam um caminhão baú VW. Solicitaram ao motorista que abrisse a carga, momento em que se depararam com várias caixas de cigarros de origem estrangeira no baú de carga. Inquirido informou que recebera R$ 1.000,00 para levar a carga até São Paulo capital, onde outro indivíduo a receberia.

         Em outra apreensão ocorrida no final de semana, policiais federais, através de sua unidade especializada em patrulhamento fluvial e marítimo - DEPOM, em Guaíra/PR, juntamente com integrantes da Força Alfa, apreenderam 03 barcos carregados com cerca de 550 caixas de cigarros. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 250.000,00.

         Os policiais estavam realizando diligências no sentido de localizarem embarcações suspeitas que subiram o Rio Paraná. Por volta das 23:00, após exaustivas diligências, foram localizadas 3 (três) embarcações de grande porte, tipo "Galo", ou seja, barcos de ferro de 11 metros, sendo dois deles equipados com motor de Yamaha de 200 HP e um com motor Mercury de 200 HP, em um canal estreito próximo a Mineradora Paraná. Os condutores das embarcações ao perceberem a aproximação das lanchas policiais, evadiram do local e não foram localizados.

         O motorista, residente em Campinas/SP, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Policia Federal em Guaíra/PR para os procedimentos legais cabíveis. As cargas, o caminhão e os barcos foram transportados à Receita Federal para a devida destinação.

          Guaíra/PR, 25 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Secretaria de Saúde disponibiliza sessões de fisioterapia

          Sessões contam com 60 pacientes

         Sessenta pacientes estão participando de sessões de fisioterapia no Centro Médico Municipal. O serviço é mais uma novidade na Secretaria de Saúde e visa dar mais conforto e opção aos usuários da rede municipal. Segundo Adriano César Richter, diretor de Saúde, os pacientes são encaminhados pelos médicos da Unidade Central, que oferece o tratamento de fisioterapia somente para aqueles que não necessitam de aparelhos no tratamento. Casos mais graves - e que necessitam de aparelhagem - são encaminhados para as clínicas conveniadas.

         Além disso, os 60 pacientes cadastrados são levados uma vez por mês até a Academia ao Ar Livre da Praça João XXIII, onde recebem orientações da fisioterapeuta Taissy Mendes. "É importante este acompanhamento e orientação quanto ao correto uso dos equipamentos. É interessante que estes pacientes se acostumem e tenham como hábito fazer exercícios regularmente", afirmou.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Alunos do Colégio Mondrone de Medianeira visitam Guaíra

          O objetivo da ação é apresentar aos estudantes mais detalhes sobre a história e o patrimônio dos municípios lindeiros

         Os alunos do Colégio Mondrone, de Medianeira, estiveram em Guaíra na semana passada para conhecer um pouco mais sobre a história local. Essa foi a segunda turma de alunos medianeirenses que visitou a cidade nesse mês de outubro. A visita faz parte de um projeto que visa apresentar mais detalhes sobre a história e o patrimônio dos municípios lindeiros. Em Guaíra, os alunos puderam visitar alguns dos principais pontos turísticos e aprender um pouco mais sobre o passado e o presente da cidade.

         "As viagens pelos principais municípios ribeirinhos está sendo custeada pelos próprios alunos e tem como objetivo a valorização do turismo na região", afirmou a professora Elza C. Thomé Schneiders, coordenadora do programa.

         Os 40 alunos, todos da sexta série, conheceram prédios históricos, o artesanato local e ouviram atentamente a fala de Ana Menel, conhecida artesã e guia do passeio. O city tour culminou com o tradicional passeio de barco pelo Rio Paraná, até a altura da Lagoa Saraiva e Parque Nacional de Ilha Grande.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Sistema economiza ligações telefônicas, é eficiente e auxilia principalmente a Defesa Civil

          Equipamentos foram instalados na nova torre de comunicação da Prefeitura

         O Corpo de Bombeiros Comunitário (Defesa Civil) já está trabalhando com o sistema de comunicação via rádio.

         O sistema que entra em operação é formado por uma estação repetidora, um rádio-base, um rádio para cada viatura e quatro rádios portáteis, além de um sistema de banco de baterias, que mantém os rádios funcionando em caso de ausência de energia por aproximadamente 12 horas.

         A finalidade desses rádios é a redução de custo em comunicação, tendo em vista que o número de ligações telefônicas reduzirá significativamente. A comunicação com a Defesa Civil será via rádio, propiciando cobertura em todo o município de Guaíra, através de uma estação repetidora. vSegundo o comandante da Defesa Civil em Guaíra, 3° sargento Jeferson Henrique de Lima, o novo sistema de comunicação vai ajudar na prestação dos serviços da Defesa Civil junto à comunidade.

          Nova torre de comunicação

          Todos os equipamentos foram instalados na nova torre de telecomunicação adquirida pela Prefeitura de Guaíra neste ano. Sua estrutura tem 50m de altura e foi construída em módulos com montantes tubulares e treliçamento de aço maciço soldados em módulos e com alturas variáveis.

          Segundo Sérgio Gouveia, técnico da Coordenadoria de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Guaíra, esta nova torre irá substituir a antiga, localizada no São Domingos, que não suporta a grande estrutura de comunicação que vem sendo utilizada. "Vale ressaltar que este ponto é o principal elo de comunicação entre todas as unidades administrativas e centros educacionais da prefeitura", finalizou Gouveia.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


O papel da Guarda Municipal na segurança pública é tema de debate

          Fórum, realizado em Toledo, contou com a presença da Guarda guairense

          No último dia 09 de outubro, a cidade de Toledo sediou o II Fórum de Guardas Municipais na Segurança Pública, que teve o objetivo de proporcionar o conhecimento da estrutura organizacional, sistemas e métodos utilizados pelas guardas municipais na atividade de segurança pública e propor novas metodologias e técnicas voltadas ao aprimoramento das suas atividades.

         O chefe da Guarda de Guaíra, Ednilson Benck, esteve presente no encontro.

         A programação do evento contou com a presença de Gilson Pererira Menezes, presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, entre outras referências na área de segurança. O fórum terminou com a elaboração da Carta do Fórum de Toledo.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Escola Erik Andersen estimula brincadeiras educativas

          Recreio com brincadeiras pedagógicas é a nova moda entre os alunos da escola

         A hora do recreio tem sido de muita diversão na Escola Municipal Erik Andersen. Segundo a direção, a coordenação pedagógica tem orientado as crianças a optarem por brincadeiras consideradas mais saudáveis. "As correrias e os empurrões estão sendo substituídos por brincadeiras com elástico, por exemplo", afirmou a diretora Celia Regina Aguayo do Nascimento.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Conselho de Alimentação Escolar se reúne para planejar novas ações

          Desafios, compromissos e novas ações de fiscalização foram discutidos em reunião ordinária do grupo

         O Conselho Municipal de Alimentação Escolar realizou no dia 19 uma reunião para fazer um balanço das atividades efetuadas pelo grupo. A nutricionista Maria Angélica Strapazon também aproveitou a oportunidade para comentar que foram detectados casos de peso e sobrepeso em alguns alunos da rede municipal. Outro assunto abordado foi sobre Projeto de Alimentação da Agricultura Familiar e o chamamento público, projeto que adotado pela Administração Municipal e que tem agradado a direção das instituições de ensino.

          "A reunião que fizemos no último dia 19 faz parte de nosso cronograma. A cada dois meses nos reunimos para discutir as ações do grupo e planejarmos novas ações. Tudo o que envolve a questão alimentar é alvo de discussões. Para a próxima reunião, estará em pauta o resultado completo da avaliação nutricional dos alunos", afirmou a nutricionista.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL APREENDE CERCA DE 380 KG DE MACONHA E 160 CAIXAS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

          Policiais federais, através de sua unidade especializada em patrulhamento fluvial e marítimo - DEPOM, em Guaíra/PR, apreenderam na noite passada, 21/10, por volta de 21:00h, cerca de 380 quilos de maconha abandonada às margens do rio Paraná, na Ilha Pacu. Na manhã de hoje, por volta de 07:00h, foram também apreendidas cerca de 160 caixas de cigarros de origem estrangeira próximo à Foz do Iguatemi.

         A maconha foi encontrada abandonada em um barco às margens do rio. Os policiais federais o avistaram, seguindo em sua direção para averiguar a situação. Ninguém foi encontrado no local, somente a mercadoria e mais 04 pneus de origem estrangeira.

         Na madrugada do mesmo dia, por volta de 01:00h, foram apreendidos cerca de 6.500 unidades de produtos de beleza e higiene pessoal, todos abandonados às margens do rio, próximo à Ponte Ayrton Senna, aparentemente recém descarregados.

         A apreensão de cigarros ocorreu na manhã de hoje, após os policiais avistarem um barco de grandes proporções subindo o rio. O condutor tentou fugir seguindo em direção à margem, porém, a lancha policial conseguiu alcançá-lo, efetuando a prisão em flagrante. O barco de ferro de 12m, equipado com motor de popa de 200HP, estava carregado com cerca de 160 caixas de cigarros de origem estrangeira e 01 pneu de caminhão. O condutor é paraguaio, residente em Salto Del Guairá/PY.

         O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra, bem como a maconha apreendida, os demais produtos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal do Brasil.

          Guaíra/PR, 22 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Agentes Comunitário de Saúde realizam atendimentos no Jardim Zeballos

          Atendimentos fazem parte do programa Hiperdia

          A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 22 de setembro mais uma etapa do programa Hiperdia. A reunião de prevenção e controle de diabéticos e hipertensos aconteceu no Salão do Bairro Jardim Zeballos e reuniu um bom público. De acordo com dados da Secretaria, foram verificadas 89 pressões arteriais, além de 45 exames de glicemia.

          Segundo a enfermeira Fernanda Francisco Luiz de Faveri, 12 pessoas apresentaram alteração na pressão arterial e 11 tiveram excesso no nível de glicose. "Esses pacientes foram orientados a procurarem a Unidade Central de Saúde para agendarem consultas médicas", informou.

          Hiperdia

          O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, presente em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

          Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Campeonato de Pesca movimenta o final de semana em Guaíra

          Inscrições podem ser realizadas no quiosque central da avenida Mate Laranjeiras

         Ainda estão abertas as inscrições para o XXII Campeonato Internacional de Pesca de Guaíra. Programado para sábado, quando acontece uma grande barqueata, e domingo, o evento deve reunir milhares de pessoas no Centro Náutico Marinas. A iniciativa é da Associação de Pescadores Amadores (APA) e conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer e Turismo.

         As inscrições custam R$ 150 e podem ser adquiridas no quiosque central da avenida Mate Laranjeira (em frente ao Posto Chafariz). A expectativa é de que sejam efetuadas mais de 200 inscrições.

         O Campeonato de Pesca tem se consolidado com um dos maiores da região e a cada ano tem atraído mais competidores. "O pescador encontra em Guaíra um cenário natural ímpar, uma cidade acolhedora e bonita, além de uma grande variedade de peixes", exalta Adilson Lopes, secretário de Turismo.

          A largada acontece no Centro Náutico Marinas. Segundo a Associação, serão sorteados 04 barcos de alumínio (06m), 02 motores 15 HP, 01 carreta para barco e um motor elétrico.

          Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3642 4682 ou (44) 3642 4426.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Mutirão vai formalizar empreendedores individuais

          Em Guaíra, o atendimento está sendo realizado pelo Sine (Agência do Trabalhador), no Paço Municipal

         O Mutirão de Formalização, realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social começou nesta segunda-feira (18). O objetivo é legalizar trabalhadores que atuam na informalidade, sejam eles prestadores de serviços ou comerciantes. O mutirão está sendo realizado em todas as Agências do Trabalhador do Paraná e vai até o dia 31 de outubro.

          De acordo com o secretário Tércio Albuquerque, a formalidade garante a cidadania do trabalhador. "O trabalho formal traz uma série de benefícios para o empreendedor e sua família, como aposentadoria e auxílios doença e maternidade. Além disso, tornando-se microempresários, existem maiores garantias de crescimento em um ambiente favorável e seguro e até de contratação de outros trabalhadores".

          O secretário afirmou que agentes públicos foram treinados para atender, da melhor forma, os empreendedores individuais que pretendem se formalizar. Os atendentes estão habilitados a prestar todas as informações necessárias, nas 252 Agências do Trabalhador, distribuídas no Paraná.

         Em Guaíra, o atendimento está sendo realizado pelo Sine (Agência do Trabalhador), no Paço Municipal. "Os empreendedores de Guaíra podem nos procurar que com certeza serão bem atendidos. Acho que essa é uma boa oportunidade para conquistar os benefícios da formalização", afirmou Carlos Alves Correa, diretor da Agência do Trabalhador de Guaíra.

         

         Enquadram-se como empreendedor individual aqueles que têm uma receita bruta anual de até R$ 36 mil, tenham até um empregado e não participem de sociedade em outra empresa. O serviço para formalização é gratuito. Depois disso, o então microempresário paga uma tarifa mensal de R$ 56,10 de INSS, e outra de R$ 5,00 de ICMS (se for do comércio ou da indústria) ou R$ 1,00 (se for prestador de serviços).

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Defesa Civil de Guaíra participa de evento em Maringá

          Fórum estadual debateu novas diretrizes para o setor

         A Casa Militar do Governo do Paraná e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CODEC/PR) realizaram na quinta-feira (14) em Maringá, o 1º Fórum Estadual de Defesa Civil. O evento reuniu pessoas ligadas à Defesa Civil de todos os municípios do Paraná para debater a estrutura e o trabalho nas cidades, no estado e no país.

         A CEDEC/PR preparou uma agenda especial para o encontro, reunindo convidados que abordaram assuntos de suma importância para a gestão em defesa civil nas cidades e seus reflexos sobre a população. Participaram do evento representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que palestraram sobre as mudanças na legislação após a publicação da Medida Provisória nº 494/10 e do Decreto Federal nº 7.257/10.

         O sargento Jeferson Henrique de Lima, responsável pelo Bombeiro Comunitário de Guaíra, e o chefe da Guarda Municipal, Ednilson Benck, estiveram presentes no encontro.

         O Fórum foi realizado no Teatro Marista.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Escola do Trabalho oferece curso de informática para idosos

          Curso tem duração de 34 horas

         

         Com o objetivo de estimular a inserção dos idosos no universo da informática, a Escola do Trabalho iniciou esta semana um curso de inclusão digital para a "melhor idade". O curso teve início nesta segunda-feira (18), terá duração de 34 horas e está previsto para encerrar no dia 16 de dezembro.

         "Todo o conteúdo é ensinado de forma gradativa e dinâmica, em um ritmo especial, para que possa ser bem assimilado pelo aluno. O idoso pertence a um grupo que possui particularidades no processo de aprendizagem, por isso o curso é organizado de forma com que os conteúdos teóricos fiquem simplificados, dando-se ênfase ao uso do teclado, mouse, recursos básicos de um computador, internet, e-mail e texto", afirmou Eliane Garcia, coordenadora da Escola do Trabalho.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Governo do Paraná autoriza reinstalação do sistema elétrico da ponte Ayrton Senna

          O investimento previsto é de R$ 561 mil

         A recuperação das instalações elétricas e da iluminação de uma das maiores obras de infraestrutura do Estado está garantida pelo Governo do Paraná. O governador Orlando Pessuti autorizou a licitação para a contratação dos serviços na ponte Ayrton Senna, sobre o Rio Paraná, no município de Guaíra. O investimento previsto é de R$ 561 mil.

          A ponte tem 3,6 quilômetros de extensão e liga os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A administração e a elaboração do projeto é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) para contratação da empresa responsável pela execução dos serviços.

          O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, explica que as intervenções vão garantir a manutenção preventiva e moderna, além de proporcionar mais segurança aos usuários com a nova iluminação, que visa também coibir ações de vandalismo e que tanto prejudicam a visibilidade no local.

          "Outras melhorias de conservação do trecho, da ponte e de seus acessos federais já foram executadas pelo Departamento para evitar a deterioração desse patrimônio rodoviário e aumentar a segurança e comodidade dos usuários", disse Podolak.

          O sistema de iluminação original da ponte foi todo roubado há pelo menos 4 anos.

          Crédito foto: Jorge Woll SETR/DER.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Secretaria de Educação promove evento em homenagem aos professores

          Festa contou com a animação da banda Lady Maria

         

         A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na sexta-feira (15), no Buffet Neotte, uma festa em homenagem aos professores da rede municipal de ensino. O coquetel, ou brunch, aconteceu às 20h e reuniu centenas de professores. "Nesse dia mais do que especial, é importante valorizarmos o profissional da educação. Essa é uma maneira, singela e sincera, de reconhecer os esforços de cada um de nossos professores. Guaíra tem avançado no setor, melhoramos nossas médias nas avaliações do MEC. Além disso, quase todas as escolas estão recebendo melhorias na infraestrutura. Em 2010, por exemplo, informatizamos todas as escolas do município. Hoje, faço questão de cumprimentar todos os professores de Guaíra, em especial os da rede municipal de ensino", comentou Edilaine Villalba Ortiz Comunello, secretária de Educação.

         Depois da recepção, a festa prosseguiu com a animação da Banda Lady Maria.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Alunos de Medianeira visitam pontos turísticos de Guaíra

          O objetivo da ação é apresentar aos estudantes mais detalhes sobre a história e o patrimônio cultural da cidade

         

         Alunos de 5ª e 6ª séries de Medianeira estão participando do Roteiro de Turismo Educativo no Lago de Itaipu, projeto que tem percorrido algumas das principais cidades turísticas da Região Oeste.

         Os 40 alunos e três professores estiveram em Guaíra no dia 07, quinta-feira, depois de uma passagem pelo município de Marechal Cândido Rondon. Em Guaíra, os medianeirenses foram recepcionados por funcionários da Secretaria Municipal de Turismo. A comitiva visitou o Museu Sete Quedas, casas históricas da Vila Velha, Igrejinha de Pedra, Centro Náutico Marinas, Ateliê do Frei Pacífico, Lagoa Saraiva e Parque Nacional de Ilha Grande.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Campeonato de Futsal começa hoje no Ginásio de Esportes

          Três jogos abrem a rodada

         Começa hoje, no Ginásio de Esportes Robinson Reis, o Campeonato Municipal de Futsal (masculino e feminino). Todos os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes, nas segundas, quartas e quintas-feiras.

          Três jogos abrem a competição. S.A. Produções e Farmácia Globo 2 jogam às 19h, Parque Hortência e Jardim Santa Paula/Brasil Import duelam às 20h e Em Vida/Valdir Tur e Eletrônica Som e Vídeo fecham a rodada às 21h.

          Segundo Volnecir Hoffmann,a Secretaria de Esportes está otimista. "Trabalhamos bastante para que o final de ano fosse cheio de atividades esportivas. Esse Campeonato de Futsal é uma das nossas grandes apostas e a expectativa é boa", afirmou.

          A final está programada para acontecer no dia 12 de dezembro.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Plantio de soja está em estágio avançado em Guaíra

          Agricultores estão se preparando para a safra 2010/2011

          Os agricultores do município de Guaíra já estão finalizando o plantio de soja da safra 2010/2011.

         A informação é do secretario municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Josefino Xavier Lima (Ferroquina). Segundo o secretário, que esteve em contato com as cooperativas agrícolas e empresas que revendem insumos no município, aproximadamente 70% (cerca de 23 mil hectares) da área cultivável já foi semeada. As variedades mais plantadas foram as precoces, como a Potência e a V-Max. A opção pela variedade precoce se justifica nas previsões climáticas, que indicam uma precipitação pluviométrica abaixo da média devido ao fenômeno La Niña. "A recomendação é para que o agricultor faça o plantio escalonado para evitar prejuízos com a estiagem. Este ano, os agricultores guairenses foram beneficiados com a distribuição de calcário, que além de corrigir a acidez do solo, melhora a fertilidade da terra e aumenta a produtividade", afirmou Ferroquina.

          Legenda: Na foto o secretário Ferroquina acompanha o plantio na propriedade do agricultor Antônio Barbosa, do Cruzeirinho.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Secretaria de Saúde promove audiência pública referente ao 3º trimestre deste ano

          Prestação de contas acontece nas dependências da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira

         A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (21), a partir das 19h30, no plenário Roberto Zeballos Rolon, na Câmara Municipal, a terceira audiência pública deste ano. A realização da audiência é em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que o município apresente receitas e despesas referentes ao 3º trimestre do ano na área da saúde.

         Na ocasião, serão apresentadas as execuções orçamentárias e financeiras de julho a setembro de 2010.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Erick Andersen homenageia professores e alunos

          Escola celebra datas comemorativas com atividades culturais

         A semana passada foi de intensas atividades na Escola Municipal Erick Andersen. Durante três dias, os alunos participaram de atividades alusivas ao Dia das Crianças. A programação contou com gincanas, concurso de talentos e desfile de fantasia.

         Para finalizar a semana de comemorações, a direção da escola organizou um almoço em homenagem aos professores. "Nós da direção e equipe pedagógica reconhecemos o trabalho dos professores. É um trabalho valioso. Os alunos também sabem disso, já que cada professor foi homenageado em sala de aula", afirmou a diretora Célia Regina Aguayo do Nascimento.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL APREENDE APROXIMADAMENTE 1000 CAIXAS DE CIGARROS CONTRANDEADOS.

          Policiais federais, em diligências rotineiras realizadas através da Operação Sentinela, apreenderam cerca de 1.000 caixas de cigarros de origem paraguaia carregadas em 03 ações distintas. Além da carga e dos veículos, foram presas 02 pessoas duas pessoas. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 400.000,00.

         A primeira apreensão ocorreu próximo ao trevo de Iporã/PR, por volta de 04:00h, quando os policiais avistaram um caminhão baú Mercedes em atitude suspeita, decidindo por abordá-los. O motorista conseguiu fugir, saltando do caminhão ainda em movimento. Foram apreendidas cerca de 400 caixas de cigarro, além do caminhão baú.

         A outra apreensão ocorreu por volta de 11:00h na Vila Guarani, em Guaíra/PR, tendo os policiais federais apreendido um veículo Ford Versailles transportando 25 caixas de cigarros. O condutor, ao ser inquirido, informou que a carga era sua, tendo a adquirido por cerca de R$ 12.000,00. Residente em Umuarama venderia na própria cidade a comerciantes locais.

         A ultima ação ocorreu nesta tarde, por volta de 13:00h, na região de Terra Roxa/PR. Foi apreendido um caminhão baú carregado com aproximadamente 650 caixas de cigarros e preso o condutor, residente em Cascavel.

         A carga, os veículos e os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR para as providências legais pertinentes.

          Guaíra/PR, 19 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Educação divulga cronograma de matrícula para o ano letivo de 2011

          Além de garantir vaga para o próximo ano letivo, matrícula é uma boa oportunidade para os pais dialogarem com os profissionais das escolas

          A Secretaria Municipal de Educação divulgou o cronograma de matrículas e rematrículas para o ano de 2011.

          Entre os dias 03 e 05 de novembro, a Secretaria de Educação está fazendo apenas a matrícula das crianças do 1º ano do ensino fundamental e educação infantil. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro serão efetuadas as rematrículas nas creches municipais. No dia 06 de dezembro, as matrículas nas creches e, finalmente, no dia 24 de janeiro acontecem as matrículas de alunos egressos (provenientes de escolas particulares, de outros municípios e estados).

          Além de garantir uma vaga para o ano letivo de 2011, a matrícula também é uma oportunidade para os pais conversarem com a direção da escola e discutirem o rendimento escolar de seus filhos.

          CRONOGRAMA - MATRICULAS ANO LETIVO 2011

          DATA ASSUNTO

20/09/2010 Chamada Escolar - por meio dos meios de comunicação, a SEDUC procederá à chamada Escolar para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

04/10/2010 à 15/10/2010 Rematrícula - nas séries seguintes do mesmo Ensino para aluno que está regularmente matriculado nos anos de 1º a 4º e Educação Infantil.

03/11/2010 à

05/11/2010 1º ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil

20/12/2010 Efetivação da Matrícula

29/11/2010 a 03/12/2010 Rematrícula nas creches Municipais.

06/12/2010 Matrículas das Creches

24/01/2011 Matrículas de egressos - provenientes de escolas particulares, de outros Municípios ou Estados

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura convoca mais dois aprovados no concurso

         

         Convocados devem se apresentar no Departamento Pessoal da Prefeitura entre os dias 18 de outubro e 16 de novembro

         A Prefeitura de Guaíra publicou ontem (18) o edital de convocação 04/2010, referente ao Concurso Público Municipal realizado em maio deste ano. Os convocados, Marcela Cristiane Pena Basquera e Noeli Gonçalves da Silva Souza (06º e 07º colocados na disputa para o cargo de professor regente, respectivamente), devem comparecer com os documentos exigidos no Departamento de Pessoal do Paço Municipal até o dia 16 de novembro.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura realiza licitação para compra de luminárias

          Novas luminárias, mais seguras, deverão substituir as atuais, que estão instaladas no centro da cidade

          A Prefeitura de Guaíra realizou quarta-feira (13) o processo licitatório (pregão presencial do tipo "menor preço") para a aquisição de novas luminárias públicas.

          As luminárias, fixadas em poste metalúrgico de 4m e com sistema de proteção às lâmpadas, deverão substituir as atuais - instaladas no centro da cidade.

          Segundo o Departamento de Compras, das doze empresas que compraram o edital, apenas uma compareceu ao pregão. O modelo de luminária que deverá ser adotado pela Prefeitura foi apresentado ao pregoeiro e ao prefeito.

          Especificações técnicas

          Luminária Cônica

         " Poste ornamental para iluminação pública composto de luminária em alumínio com lente em policarbonato e poste cônico fabricado em aço carbono, conjunto com altura total de 4m.

         " Reator 150 Wats e lâmpada respectiva vapor metálico 150 W.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Vencedores da Ecogincana fazem passeio em Foz do Iguaçu

          Visita foi custeada pela Secretaria de Educação e Cultura

         

         As equipes vencedoras da III Ecogincana estiveram em Foz do Iguaçu conhecendo os principais pontos turísticos na última quarta-feira, 13. A viagem foi parte da premiação que a Secretaria de Educação e Cultura disponibilizou aos primeiros colocados da gincana ecológica realizada no dia 10 de junho.

         Na oportunidade, foram arrecadados mais de cinco mil peças de roupa, mais de uma tonelada de papel, além de meia tonelada de alimentos não perecíveis.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL APREENDE BARCOS CARREGADOS COM CERCA DE 300 CAIXAS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

          Policiais federais, através de sua unidade especializada em patrulhamento fluvial e marítimo - DEPOM, em Guaíra/PR, em conjunto com policiais militares da Força Nacional E Força Alfa, apreenderam na noite passada, 14, em ações distintas, cerca de 300 caixas de cigarros de origem estrangeira. A carga é avaliada em torno de R$ 120.000,00.

         A primeira apreensão ocorreu por volta de 21:00h no Canal do Sarandi, no rio Paraná. A equipe de policiais avistou um barco de grande proporção vindo da margem paraguaia, saindo em sua perseguição. Houve tentativa de fuga, inclusive tendo o condutor jogado sua embarcação contra a lancha policial. Os policiais conseguiram cercá-lo, prendendo em flagrante o condutor e um passageiro. No barco, equipado com motor de popa Yamaha de 200HP, foi encontrado cerca de 130 caixas de cigarros contrabandeados.

         Outra apreensão se deu por volta de 21:30h, no rio Paraná, num porto clandestino próximo ao aeroporto em Guaíra/PR. Nessa ação, os policiais avistaram outro barco seguindo rio acima, saindo em sua perseguição. Quando o condutor percebeu a lancha policial, seguiu em direção à margem do rio conseguindo fugir em direção à mata. Foi apreendido um barco de ferro de cerca de 11m, com motor de popa de 200HP e carregado com cerca de 150 caixas de cigarros de origem paraguaia.

          Guaíra/PR, 15 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Mundo Novo participa do Congresso de Previdência Social

          Mundo Novo esteve presente no 1º Congresso de Previdência de Campo Grande, que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo no Parque dos Poderes entre os dias 06 e 09 de outubro. Participaram do evento os membros da diretoria administrativa Anderson Veloso, Rogério Cavalcante e Roseli Brasil da previdência, do conselho curador Flávia Farias e Nilva Ramos e do conselho fiscal Volney Tibes e João Laertes de Mundo Novo, além da vice prefeita Vânia Parize, Márcia Vasconcelos e Fabrício Cagliari representando a administração municipal. A partir de palestras e discussões os participantes tiveram contato com detalhes e particularidades que envolvem a previdência e áreas como direito, a administração, a saúde e o funcionalismo público, investimentos, avanços, entre outros. O evento foi cuidadosamente preparado para que todos os aspectos relativos à previdência social fossem contemplados, objetivando a reflexão e atualização, além da possibilidade de confraternização e trocas de experiência entre os convidados e o público de profissionais e estudantes. Entre os diversos palestrantes renomados no país, estavam o Ministro Eduardo Gabas, da Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira Silva, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, entre outros. O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho fez a abertura do Congresso.

          Membros do FPS presentes no 1º Congresso de Previdência de Campo Grande.

          Fonte: Assessoria de Imprensa Mundo Novo


Mundo Novo no Fórum Nacional Amor-Exigente

          Mundo Novo esteve presente no 1º Fórum Nacional Amor-Exigente de Prevenção Universal, realizado em Londrina entre os dias 08 e 10 de outubro. O evento teve como objetivo esclarecer e divulgar a prevenção universal, que é a primeira modalidade de prevenção contra dependência química de álcool e drogas, que envolve ações direcionadas aos pais, escolas, trabalhos desenvolvidos envolvendo a comunidade em geral com palestras, material informativo e demais esclarecimentos. Além de ser esclarecedor, as ações da prevenção universal são multiplicadoras, pois são retransmitidas a outras pessoas. Representando o município de Mundo Novo, estiveram participando do Fórum as integrantes voluntárias do Grupo Amor-Exigente "Por Uma Vida Melhor", Marisa Constantino, Enizete Soares Zorzan e Rosangela Fernandes Bova, apresentando proposta de prevenção universal na área de educação do município. O evento foi dividido em várias temáticas envolvendo ações de prevenção em escolas, no transito, na mídia e outras esferas públicas. As reflexões que foram apresentadas durante as reuniões das salas temáticas serão apuradas e darão origem a um documento que será distribuído a entidades que lidam com dependência química, poder público, recuperação social e universidades para que assim sejam disseminadas as diretrizes de atuação ao combate do uso abusivo do álcool, violência e drogas. Além dos eixos, o evento foi contemplado com palestras de especialistas no assunto. A participação de Mundo Novo teve o patrocínio do Conselho da Comunidade de Mundo Novo, que está fortalecendo a atuação do Amor-Exigente, financiando capacitação e o apoio da prefeitura municipal. O AE "Por Uma Vida Melhor", se reúne todas as sextas-feiras as 19 horas, na avenida Salvador, prédio do CREAS, espaço cedido pela prefeitura

          Participaram do Fórum as voluntárias Marisa, Rosangela e Enizete.

         

         Foto: Divulgação Fonte: Assessoria de Imprensa Mundo Novo


Evento recreativo durante semana da criança supera expectativas

          Evento contou com a participação de todas as escolas municipais

         A Prefeitura de Guaíra realizou na semana passada, em parceria com o Sesc Marechal Cândido Rondon, o evento recreativo em comemoração ao Dia das Crianças. As atividades, realizadas durante dois dias (quarta e quinta), contaram com a participação de todas as escolas municipais. Aproximadamente 800 alunos das terceiras e quartas séries do município interagiram no Ginásio de Esportes Robinson Reis, local onde foram centralizadas as atividades.

         O Sesc aproveitou a oportunidade para fazer a entrega do troféu do Dia do Desafio 2010, vencido pelo município de Guaíra (a cidade venceu Guastatoya, da Guatemala). A vice-prefeita Maria Elci Venâncio representou o município e recebeu o prêmio.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Secretaria de Saúde realiza evento para as crianças neste sábado

          Evento acontece em frente ao antigo Posto de Saúde, a partir das 14h

         A Secretaria de Saúde (por intermédio do PACs - Programa de Agentes Comunitários de Saúde) realiza neste sábado a primeira edição do "Brincar é Saúde", evento em comemoração ao Dia das Crianças. Segundo a enfermeira Fernanda Francisco Luiz de Faveri, haverá brincadeiras e orientações sobre saúde.

         O "Brincar é Saúde" acontece a partir das 14h, em frente ao antigo Posto de Saúde.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL EM GUAÍRA/PR RECUPERA AUTOMÓVEL FURTADO EM CHAPECÓ/SC

          A Polícia Federal, em diligências realizadas nesta tarde, 13/10, através da Operação Sentinela, recuperou um veículo que fora furtado em Chapecó/SC.

         Após denúncias anônimas, policiais federais seguiram em diligência para averiguar a veracidade das informações de que haveria um veículo, supostamente com placas clonadas. Chegando a uma oficina mecânica, localizaram uma Van semelhante à noticiada e, inquirindo pessoas que se encontravam no local, informaram que o veículo estava lá há algum tempo, sem que o proprietário viesse pegá-lo.

         Consultada sua placa, verificaram que não se referia ao veículo encontrado e, com o numero do chassis, descobriram tratar-se de um veículo furtado em Chapecó/SC, em 26/05/2010. Foi comunicada a polícia civil em Guaíra/PR que tomará as providências legais cabíveis.

          Guaíra/PR, 13 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Associação Pestalozzi realiza Feira Beneficente neste sábado

          Produtos apreendidos pela Receita Federal serão vendidos e o lucro revertido em investimentos; 'bazar beneficente' tem início às 9h

         A Associação Pestalozzi de Guaíra realiza neste sábado (16) mais uma Feira Beneficente com produtos doados pela Receita Federal. A feira, que, segundo informações da direção da instituição, disponibilizará produtos com preços abaixo dos encontrados no Paraguai, terá início às 09h - com o término previsto para as 16h30.

         A orientação é para que os consumidores levem o RG e o CPF para o preenchimento do recibo de compras, item indispensável para a aquisição dos produtos.

         O dinheiro arrecadado com a comercialização das mercadorias será convertido em investimentos para a Associação.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Diretores de escolas municipais aprovam Programa de Aquisição de Alimentos

          Relatório aponta positivamente para a continuidade do programa em Guaíra

          Diretores e coordenadores de escolas e centros de educação infantil do município estiveram reunidos no dia 05 deste mês para avaliar a eficácia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adotado pela Administração Municipal. A reunião culminou na elaboração de um relatório avaliativo, assinado pelos representantes das unidades educacionais e entregues à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

          Pelo que consta no documento, a aprovação ao programa é unanimidade entre os dirigentes. A justificativa principal se apóia na variedade e qualidade dos produtos adquiridos por intermédio do programa. De acordo com os professores, o projeto tem incentivado o consumo de verduras, legumes e hortaliças, o que tem melhorado os hábitos alimentares das crianças.

         

         PAA O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, também conhecido como Compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Parte dos alimentos também é destinada à recomposição dos estoques estratégicos do Governo Federal. O PAA é implementado por meio de convênio a ser formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as prefeituras ou governos dos Estados. Outra alternativa é o acordo entre a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a entidade beneficiária, desde que haja a participação do processo de seleção dos produtos por meio da Proposta de Participação.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Reme comemora Dia das Crianças

          A Rede Municipal de Ensino comemorou na última semana o Dia das Crianças com muita animação e alegria, que foi preparado pela Secretaria Municipal de Educação. As comemorações aconteceram nos Centros de Educação Infantil Paulo Freire, Monteiro Lobato, Guaicuru e Escola Carlos Chagas e contou com a participação de toda a criançada, professores, coordenadores, funcionários, além do prefeito Toninho, da vice prefeita Vânia Parize e da Secretária de Educação Edna Regina. No decorrer das comemorações foram realizadas também algumas atividades recreativas, além de distribuições de bolos, lanches e refrigerantes oferecidos ela prefeitura, por intermédio da secretaria. "Acho muito importante essa comemoração porque reflete a união entre alunos e professores, e esse festa dedicada às crianças, faz a gente feliz vendo que elas estão felizes. Estão de parabéns todos os professores, coordenadores e funcionários, por terem contribuído com a festa das crianças", disse o prefeito.

         

         Prefeito fala com os alunos do Carlos Chagas na semana da criança.

         Prefeito Toninho ao lado das crianças do CEI Guaicuru.

         Crianças do Monteiro Lobato receberam homenagem no seu dia.

         Crianças do CEI Paulo Freire também receberam homenagem na semana da criança.

          Fotos: ACS Mundo Novo


Novos empreendimentos inaugurados em Mundo Novo

          Mundo Novo registrou a inauguração de mais 4 novas empresas neste último final de semana. A economia do município segue aquecida e mantém uma média satisfatória de abertura de novos empreendimentos. Segundo boletim de alvarás divulgado pela Central de Atendimento ao Cidadão, órgão ligado ao setor de tributação da prefeitura, desde janeiro de 2009 até o momento, foram 211novos investimentos comerciais na cidade em diversos setores. Para o prefeito Toninho, isso representa um momento muito importante, pois no município não se vê empreendimentos fechando e sim abrindo cada vez mais. "A geração de empregos cresce, a geração de renda também e a economia se desenvolve", explica o prefeito. Toninho e a vice prefeita Vânia Parize que estiveram presentes em todas as inaugurações, não escondiam a satisfação do momento de crescimento econômico que a cidade esta passando. Em quase dois anos, os investimentos no setor de construção civil foram os que mais se expandiram, e como um setor estende-se ao progresso do outro, a área comercial também teve amplo crescimento. No final de semana foram inauguradas as empresas Isabela Baby, Loja e fábrica de moda infantil, Balakobaco, também atendendo na linha de produtos infantis, festas e decorações, Centro de Estética Cavalheri e a reinauguração da empresa Doces Fronteira.

         

         Isabela Baby foi inaugurada sexta feira (01).

         Balakobaco foi inaugurado no sábado na avenida Brasil.

         Prefeito prestigia a inauguração da Estética Cavalheri.

         Empresa Doces Fronteira foi reinaugurado.

          Fotos: ACS Mundo Novo


Centro de Educação Infantil São Francisco comemora Dia da Criança

          Evento contou com a presença da secretária Edilaine Villalba Ortiz Comunello

         O Centro de Educação Infantil São Francisco realizou uma grande festa em comemoração ao Dia da Criança. O evento contou com a participação da secretária Edilaine Villalba Ortiz Comunello, da diretora de Alimentação Escolar, Elizabete Gonçalves Pereira, e do diretor de Cultura, Celso de Paula Franco. A unidade, que opera na Vila São Francisco, atende 39 alunos.

         A diretora Izabel Cristina Ferris Sella agradeceu a dedicação de toda a equipe que trabalha na escola, além dos pais, alunos e Secretaria de Educação e Cultura.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura organiza evento no Dia das Crianças

          Evento acontecerá no Fundo de Vale, a partir das 14h

          A Prefeitura de Guaíra realiza nesta terça-feira (12) um evento em comemoração ao Dia da Criança. A festa será realizada no parque conhecido como "Fundo de Vale".

          A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, Ação Social e Esportes e Lazer. "A partir das 14h do dia 12 estaremos promovendo um grande evento para as crianças de Guaíra", afirmou Maria Sueli Francisco Kuba, secretária de Ação Social.

          Segundo Edilaine Villalba Ortiz Comunello, secretária de Educação, serão distribuídos lanches e picolés para a garotada. "Será uma grande confraternização", acrescentou.

         Volnecir Hoffmann, secretário de Esportes e Lazer, confirmou que haverá uma grande variedade de atividades lúdicas, como cama elástica, ginástica maluca, perna-de-pau, danças, bambolê, jogo de peteca, vôlei, basquete, futebol, "toboágua" e "escorrega na lona".

          Serviço: O que: Comemoração Dia das Crianças

         Quando: 12 de outubro

         Local: Fundo de Vale (Rua Oswaldo Cruz)

         Horário: a partir das 14h

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Escola Amélia Beffa inaugura brinquedoteca

          Dinheiro adquirido com a Festa Junina custeou a nova sala de recreação da escola

         A pré-escola Maria Amélia Vieira Beffa abriu hoje oficialmente a Semana da Criança. Na programação, oficinas com pais e alunos e atividades recreativas. Além das atividades referentes ao dia da criança, a direção aproveitou para inaugurar, em grande estilo, a Sala de Brinquedos - ou brinquedoteca. A nova opção recreativa foi montada com recursos oriundos da Festa Junina realizada no dia 06 de junho desse ano. "Com esta sala de recreação, os alunos poderão vivenciar o mundo encantado do universo infantil em sua plenitude. Este era um antigo sonho da diretora Rosimere Canelo, meu e de toda a equipe da escola", afirmou a coordenadora Sara Varolo.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


O lúdico como motivação nas aulas de matemática

          Metodologia pretende atrair a atenção dos alunos para a disciplina

         Aprender matemática de uma forma prazerosa. Esta é a proposta do Centro de Educação Infantil da Escola Luiz Venâncio da Silva Junior, que através do projeto Eixo de Noções Lógico-Matemático pretende fazer com que as crianças aprendam a se interessar mais pelo assunto. A escola concluiu a primeira fase do projeto com a pintura do pátio escolar. Além de deixar o pátio mais bonito, foram empregados conceitos pedagógicos durante a atividade.

         Segundo a direção da escola, o projeto envolve toda a equipe pedagógica da unidade de ensino.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Escola João Ambrózio parabeniza secretária

          Pais, alunos e funcionários prestaram uma hoemanagem à servidora Luciana Mitiko

          A Escola Municipal Professor João Ambrózio comemorou na quinta-feira, 30 de setembro, o dia do secretário. A Associação de Pais e Mestres, direção, funcionários e alunos prestaram uma homenagem à secretária Luciana Mitiko, servidora da escola.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL APREENDE CAMINHÃO CARREGADO COM CERCA DE 800 CAIXAS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

          Policiais federais apreenderam nesta madrugada, 08, por volta de 04:00h, cerca de 800 caixas de cigarros de origem estrangeira no município de Altônia/PR. A carga está avaliada em torno de R$ 350.000,00.

         A apreensão ocorreu em diligências rotineiras realizadas na região, momento em que os policiais encontraram um caminhão abandonado no centro da cidade. Em fiscalização, depararam-se com grande quantidade de cigarros acondicionadas no baú do veículo, não sendo encontrado seu condutor ou proprietário.

         A carga foi transportada à Receita Federal do Brasil em Guaíra, sendo tomadas as devidas providências pertinentes.

         Guaíra/PR, 08 de agosto de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Campeonato de Pesca acontece nos dias 23 e 24

          Evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal

         A Associação de Pescadores Amadores (APA) realiza nos dias 23 e 24 a XXII edição do Campeonato Internacional de Pesca de Guaíra. O evento conta com o apoio das secretarias de Turismo e Esportes e Lazer e também de empresas da cidade e região.

          Uma barqueata, seguida pelo sorteio de uma carreta para barco, está programada para às 16h, no dia 23. A expectativa, segundo os organizadores, é de um grande número de inscrições. O Campeonato de Pesca tem se consolidado com um dos maiores da região, e a cada ano tem atraído mais competidores. "O pescador encontra em Guaíra um cenário natural ímpar, uma cidade acolhedora e bonita e uma grande variedade de peixes", exalta Adilson Lopes, secretário de Turismo.

          A largada acontece no Centro Náutico Marinas. Segundo a Associação, os primeiros colocados levarão para casa 04 barcos de alumínio (06m), 02 motores 15 HP, 01 carreata para barco e um motor elétrico.

          Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3642 4682 ou (44) 3642 4426.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Semana é marcada por passeatas pelo centro da cidade

          Unipar e Cofracarmo organizam passeatas e outras escolas e instituições também aderem à marcha

          A primeira semana de outubro foi marcada por duas grandes passeatas pelo centro da cidade. Unidos por uma causa e seguindo uma antiga fórmula de mobilização popular, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo realizou segunda-feira (04) a tradicional Caminhada Franciscana pela Paz. Alunos e professores não se intimidaram com o clima chuvoso e levaram faixas, bandeiras e cartazes de conteúdo pacifista e cristão. No dia 04 de outubro, católicos do mundo todo comemoram o Dia de São Francisco de Assis, um dos mais queridos personagens do cristianismo.

          Ontem (06) pela manhã, o curso de enfermagem da Unipar organizou a Caminhada pela Igualdade, em referência ao Dia Mundial da Saúde Mental. Aderiram à marcha os colégios Nossa Senhora do Carmo, Áurea Benck, Clube Aventureiros de Guaíra e integrantes do Programa de Saúde da Família da Vila Alta. O grupo se reuniu em frente ao Paço Municipal e às 09h se dirigiu até a Avenida Mate Laranjeira.

          A passeata pela igualdade e pela boa convivência com deficientes mentais foi gerenciada pela enfermeira Marileisa Barbosa e pelos alunos Franciele A. Costa Perez, Telma Camargo, Rafaela dos Santos, Cristiane Vieira, Jair Brandt, Paula Rossato e Vanessa Palma, do Grupo C do Estágio de Saúde Mental do quarto ano do curso de enfermagem da Unipar.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Juiz federal que atuará em Guaíra toma posse

          Edilberto Barbosa Clementino assume oficialmente a Subseção guairense

         O juiz federal substituto Edilberto Barbosa Clementino foi empossado ontem (6/10) no cargo de juiz titular da 4ª Região. Ele vai assumir a Vara Federal e Juizado Especial Federal Adjunto de Guaíra, inaugurada no final de agosto. A solenidade de posse foi coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, e ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência.

          Após prestar compromisso e assinar o termo de posse, Clementino recebeu a nova carteira funcional das mãos do diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Danilo Pereira Júnior. O primeiro titular da Vara Federal de Guaíra foi promovido pelo critério de merecimento.

          Clementino destacou seu orgulho em assumir a Subseção Judiciária de Guaíra, afirmando que pretende atender aos anseios da população local e dos municípios de Terra Roxa, Franscisco Alves e Mercedes, que estão sob a jurisdição da nova subseção. Até agora, a unidade estava sob a responsabilidade do juiz federal Luiz Carlos Canalli, diretor do Foro de Umuarama. O novo titular também agradeceu a sua esposa e filha, presentes à cerimônia, pelo empenho e apoio à carreira.

          O presidente do TRF4 destacou que o cargo de juiz titular é muito importante porque, além do trabalho jurisdicional, proferindo decisões e sentenças, o magistrado passa a ter uma função administrativa, gerenciando a vara e, muitas vezes, a subseção. Darós salientou ainda a expectativa de Guaíra com a chegada da Justiça Federal à região. "Temos a tranquilidade de que a JF estará muito bem representada em Guaíra com a presença do juiz Edilberto Clementino", concluiu o desembargador.

          Também estiveram presentes à solenidade os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro, vice-presidente do TRF4, Marga Inge Barth Tessler, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o juiz federal Guilherme Beltrami, convocado para atuar no tribunal, além de outros magistrados, servidores e familiares.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL APREENDE CERCA DE 250 CAIXAS DE CIGARROS CONTRANDEADOS.

          Policiais federais, em fiscalização rotineira realizada através da Operação Sentinela, apreenderam cerca de 250 caixas de cigarros de origem paraguaia em Terra Roxa/PR, nesta madrugada, 07, por volta de 02:00h.

         Policiais diligenciavam na região e avistaram um caminhão Mercedes abandonado e, fiscalizando-o, encontraram várias caixas de cigarro acondicionadas sob a lona da carroceria e, ainda, radiotransmissores na cabine. Não foi encontrado ninguém no local.

         Todas as mercadorias serão encaminhadas à Receita Federal do Brasil em Guaíra para as medidas legais cabíveis.

          Guaíra/PR, 07 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Campeonato de Futsal tem 26 equipes inscritas

          Competição estreia no dia 18 com três jogos no Ginásio de Esportes Robinson Reis

         A Secretaria de Esportes realizará, a partir do dia 18, o Campeonato Municipal de Futsal. O evento é mais uma grande aposta da Prefeitura e terá uma grande participação, já que foram inscritas 26 equipes. Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Robinson Reis, sempre nas segundas, quartas e quintas-feiras.

         Três jogos abrem a competição. S.A. Produções e Farmácia Globo 2 jogam às 19h, Parque Hortência e Jardim Santa Paula/Brasil Import duelam às 20h e Em Vida/Valdir Tur e Eletrônica Som e Vídeo fecham a rodada às 21h.

         Segundo Volnecir Hoffmann, é grande a expectativa. "Trabalhamos bastante para que o final de ano fosse cheio de atividades esportivas. Esse Campeonato de Futsal é uma das nossas grandes apostas e a expectativa é boa. O ano de 2010 foi recheado de competições. O esporte guairense não pode parar", afirmou.

         A final está programada para acontecer no dia 12 de dezembro.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL INCINERA MAIS DE 01 TONELADA DE MACONHA APREENDIDA.

          A Polícia Federal incinerou hoje, 06, às 10:00h, em Guaíra/PR, cerca de 1,3 tonelada de entorpecente depositada na Delegacia de Polícia Federal em Guaíra, objeto de apreensões ocorridas no último mês. A droga foi incinerada em forno cedido por uma empresa em Guaíra/PR e a queima foi acompanhada por policiais federais desta Delegacia.

         Guaíra/PR, 06 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Interdição da Avenida Beira-Rio é tema de debate na Câmara

          Convocados pelos vereadores, engenheiro e advogado esclarecem detalhes do processo de interdição da avenida

         O engenheiro agrimensor da Prefeitura, Franz Jambersi, e o diretor do Departamento de Pessoal, Edson Eigi Hataoka, atenderam a um pedido da Bancada de Oposição da Câmara de Vereadores e compareceram na manhã de ontem (05) ao plenário para prestar esclarecimentos sobre a interdição da Avenida Beira-Rio, cobrança de multa e defesas administrativas.

         No último dia 15 de setembro, depois de levar uma multa do Ibama no valor de R$ 60 mil, a Prefeitura Municipal resolveu fechar a Avenida Beira -Rio. Segundo informações, a avenida estava aberta sem autorização, já que um impasse na questão da iluminação atrasou o final da obra.

         Na Câmara, Franz voltou a explicar que a Itaipu (parceira no projeto de construção da via) quer que a iluminação seja subterrânea, e, por uma questão de segurança, a Prefeitura prefere a instalação aérea. Como ainda existe a desavença, a Prefeitura optou por fechar o acesso à avenida até que se resolva o imbróglio, pois o Ibama entendeu que, por não estar finalizada, o acesso à avenida não deveria ter sido liberado. "Nós tínhamos um parecer do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), mas o Ibama interpretou diferente. Para o órgão federal, só é permitido liberar o trânsito depois que a obra tenha sido totalmente concluída. Falta pouco, mas esse 'pouco' tem sido o grande tema de discussão entre as partes. Só que se não obstruíssemos o trânsito, poderíamos levar uma multa do Ibama por reincidência. E aí o valor é dez vezes maior", afirmou.

         Franz garantiu que a Prefeitura já entrou com um recurso. Até conseguir uma decisão favorável, porém, a obra permanecerá interditada. Apesar das divergências, Jambersi acredita que a iluminação será mesmo aérea. "Nós estamos convencidos de que essa é a melhor solução e de que conseguiremos concluir a obra fazendo a instalação aérea".

         Para o vereador Guilherme Vanin Rodrigues (PTB), a reunião foi muito importante e esclarecedora. "Foi importante para sabermos os detalhes, tirar dúvidas, principalmente sobre a iluminação pública. Pelo que ele (Franz) falou, a impressão é a de que essa multa pode ser revertida. Esperamos que isso realmente aconteça", destacou.

         O líder da bancada oposicionista na Câmara, vereador Almir Bueno (PT), esclareceu que a reunião faz parte de um novo posicionamento do legislativo, que tem buscado informações diretamente com os integrantes do primeiro escalão da Prefeitura. "Na verdade, essa reunião só confirmou as informações que já sabíamos. No meu ponto de vista, faltou maior dedicação do Executivo em finalizar os trabalhos da Beira-Rio", finalizou.

         Franz rebateu a crítica. "A Prefeitura tem se empenhado ao máximo, mas não depende só da Prefeitura. Depende de um acordo entre as duas partes (Itaipu e Prefeitura). Eu considero uma imprudência fazer a instalação subterrânea, pois tememos o roubo da fiação. Temos o exemplo da Ponte Ayrton Senna, que teve a instalação roubada. Se roubaram a ponte, imagina a Avenida Beira-Rio. Aliás, tivemos uma experiência parecida na própria obra, já que os alambrados colocados na avenida já foram roubados. Ademais, esse impasse da instalação subterrânea tem história, já vem de anos anteriores. Falando assim parece que é de hoje, mas, repito, não é. Por isso, não podemos ser questionados dessa maneira", finalizou.

         Participaram da reunião os vereadores Rossano França Triches (PP) e Franciele de Lima Danelon (PT), além da procuradora jurídica da Câmara, Mariana Cândido, e da oficial legislativa e administrativa, Andrea Marta Salamon Schimmel.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL EM GUAÍRA APREENDE 3.000 CAIXAS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

          Policiais federais em diligências rotineiras da operação sentinela, apreenderam nesta madrugada, 06, cerca de 3.000 caixas de cigarros de origem paraguaia carregadas em 5 caminhões e 4 veículos de passeio. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 1.200.000,00.

         A apreensão ocorreu em São Camilo, distrito do município de Palotina, por volta de 01h30min, quando uma equipe de policiais percebeu movimentação suspeita numa área mais afastada, próxima a estrada rural por onde passavam. No momento da aproximação, observaram vários veículos e pessoas, solicitando reforço com a finalidade de proceder a abordagem. Entretanto, ao notarem a presença dos policiais, os suspeitos fugiram do local, sendo realizadas buscas nas imediacoes, não logrando exito em prender os meliantes.

         Foi a maior apreensão de cigarros no ano pela Polícia Federal no Estado do Paraná. Até setembro a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra apreendeu mais de 25.000 caixas de cigarros contrabandeados.

         A carga e os veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR para as providências legais pertinentes e posteriormente encaminhados à Receita Federal do Brasil para a contagem e demais providências.

          Guaíra/PR, 06 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Mesmo com chuva Festa da Pesca foi sucesso

          Mesmo com a intensa chuva a coordenação da 3ª Festa da Pesca de Mundo Novo destaca o sucesso do evento, que começou no sábado (25), com uma grande carreata que saiu do Clube dos Veteranos e percorreu grande parte da cidade. Os pontos altos da festa foram às competições de pesca e o sorteio dos prêmios aos 134 inscritos no torneio. "Segundo comentários das pessoas que foram ao evento e dos participantes, mesmo com a chuva, a festa pode ser considerada como uma das melhores já realizadas no município", afirmou o presidente da Associação de Pescadores Amadores de Mundo Novo, Vivaldo Evangelista de Melo. A largada ocorreu às 7 horas do domingo (26) ,após o café da manha e teve a chegada às 15 horas. A competição contou com o sorteio de 2 barcos de alumínio de 6 metros, um motor 15 HP e uma carreta para barco, que foram sorteados exclusivamente para os competidores escritos.A realização foi da Associação de Pescadores Amadores e contou com o apoio da prefeitura municipal,através do Departamento de Cultura e da Itaipu Binacional. Participaram pescadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraguai e até mesmo de São Paulo. O evento aconteceu na Prainha do Cascalho, que recebeu uma grande estrutura para acomodar o público presente. O Diretor de Departamento de Cultura, Jéferson Dona, ressalta que o município estará investindo em mais infra-estrutura para a próxima etapa da competição no ano que vem.

          Apesar da chuva número de competidores e de peixes foi sucesso.

          Fonte: Assessoria Imprensa Mundo Novo


ProJovem visita unidade do Corpo de Bombeiros

          O ProJovem Adolescente de Mundo Novo, grupo composto por 18 jovens com faixa etária entre 15 a 17 anos, denominado "Jovens Construindo o Futuro", é um programa acompanhado pela Assistência Social com o apoio da Prefeitura Municipal. Dando continuidade às atividades socioeducativas desenvolvidas por esse grupo, na semana passada os jovens tiveram a oportunidade, através de uma visita, de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros. Segundo a coordenadora do Programa, Vanessa Santos, a visita teve como objetivo conhecer e valorizar o trabalho dos Bombeiros, onde através de uma palestra ministrada pelo Sargento Martins e pelo Soldado Pedroso, na sede do Corpo de Bombeiros, os jovens puderam conhecer de perto a vida e o trabalho daquela corporação.

          ProJovem visitou Corpo de Bombeiros e recebeu palestras

          Fonte: Assessoria Imprensa Mundo Novo


FECHAMENTO DE BOCA DE FUMO E PRISÃO DE CASAL DE TRAFICANTES

          EM MUNDO NOVO (MS), NO DIA 05/10/2010, POLICIAIS CIVIS DO SERVIÇO DE INVESTIGAÇÕES GERAIS (SIG) EM CONJUTO COM A POLÍCIA MILITAR, PRENDERAM FERNANDO CARLOS BATISTA (31) E SUA ESPOSA ROSANA DE FÁTIMA MORAES (30).

          DIVERSAS DENÚNCIAS DAVAM CONTA QUE FERNANDO COMERCIALIZAVA DROGAS EM SUA RESIDÊNCIA, JUNTAMENTE COM SUA ESPOSA QUE GERENCIOU A "BOCA" ENQUANTO AQUELE ESTEVE PRESO.

          NESTA DATA, POLICIAIS MILITARES OBSERVARAM UMA PESSOA ENTRANDO NA RESIDÊNCIA DE FERNANDO E O ABORDARAM ALGUMAS QUADRAS LONGE DESTA, QUANDO JÁ ESTAVA NO INTERIOR DE UM TÁXI QUE O TROUXE DE ELDORADO, OCASIÃO EM QUE FORAM LOCALIZADAS 15 PEDRAS DE CRACK QUE SEGUNDO CONSTA, FORAM VENDIDAS PELO "MIOLO", PELA QUANTIA DE R$ 150,00.

          EM ATO CONTÍNUO OS POLICIAIS MILITARES SOLICITARAM APOIO DE POLICIAIS CIVIS E FORAM ATÉ A RESIDÊNCIA DE FERNANDO, ONDE APÓS MINUCIOSA BUSCA, ENCONTRARAM MAIS 10 (DEZ) PEDRAS DE CRACK QUE FORAM RETIRADAS DO VASO SANITÁRIO E DE DUAS FOSSAS ALI EXISTENTES. NO LOCAL AINDA FOI LOCALIZADA A QUANTIA DE R$ 3.365,00 (TRÊS MIL E TREZENTOS E SESSENTA E CINCO REAIS) DE ORIGEM LÍCITA NÃO COMPROVADA.

         O CASAL FOI PRESO E RECOLHIDO À CADEIA PÚBLICA DE MUNDO NOVO, ONDE PERMANECEM À DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.

          Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA DIRETORIA-GERAL DA POLÍCIA CIVIL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASSECOM


Palestra explora o potencial medicinal das plantas na Escola Áurea Benck

          Alunos e lideranças ainda ganharam mudas de plantas de diferentes espécies

          Os alunos da 4ª série da Escola Municipal Áurea del Cortez Benck participaram no dia 30 de setembro de uma palestra sobre o potencial das plantas na medicina. A palestra foi ministrada pelo coordenador do Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais do Refúgio Bela Vista da Itaipu, Altevir Zardinello. Além dos alunos da 4ª série (coordenados pela professora Cláudia Cunha) e 4º ano ( Maria Luzanira), pais e lideranças da comunidade também participaram do encontro.

         A palestra foi encerrada com a distribuição de mudas de diferentes espécies para alunos e comunidade.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POSSE DO NOVO CHEFE NA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM GUAÍRA/PR

          Foi realizada nesta manhã, 05/10, a cerimônia de posse do novo Delegado Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR, Ricardo Cubas Cesar, em substituição ao DPF Erico Ricardo Saconato.

         O Delegado Cubas ingressou no Departamento de Policia Federal em 2003, tendo tomado posse em Ponta Porã/MS, onde ocupou o cargo de delegado chefe substituto. Em 2006 foi removido a Guarapuava/PR e, após, em 2008, trabalhou na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Financeiros, sendo o responsável pela "Operação Parceria", deflagrada em maio/2010, quando, em conjunto com a Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Receita Federal, desarticulou esquema fraudulento de desvios de recursos federais que deveriam ser empregados por OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, em Curitiba-PR.

         A solenidade foi realizada na Delegacia de Polícia Marítima - DEPOM, contando com a participação de outras autoridades, dentre elas o Superintendente da Polícia Federal no Paraná, Mauricio Leite Valeixo, o vice-cônsul do Paraguai, Marcelo Certeres, o Diretor da recém inaugurada Subseção da Justiça Federal, juiz federal Luiz Carlos Canalli, Chefe da Receita Federal do Brasil, Paulo Sergio C. Bini, Comandantes da Marinha e do Exército, Claudio Augusto S. Soares e Carlos Henrique Rodrigues, Presidente da Câmara dos Vereadores, Alberto Paixão da Silva e Comandantes das demais Forças que atuam na região.

          Guaíra/PR, 05 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


Secretaria de Educação inaugura Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal

          Aula inaugural aconteceu ontem na Escola do Trabalho

          A Secretaria Municipal de Educação e Cultura inaugurou ontem (4) o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), um laboratório com 22 computadores que servirá para qualificar professores e servidores da rede municipal de ensino. Os Núcleos de Tecnologia Educacional são estruturas descentralizadas de apoio ao processo de informatização das escolas.

         A Prefeitura de Guaíra está ofertando o primeiro curso de introdução à educação digital com o objetivo específico de familiarizar o professor na utilização de recursos básicos de computadores com o sistema operacional Linux. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras e o curso terá um total de 40h.

         Para a secretária Edilaine Villalba Ortiz Comunello, o investimento é de suma importância. "Os professores precisarão cada vez mais dominar o universo digital. O avanço nesse setor é inevitável e o investimento é prioridade nesta gestão. Nossa meta de informatizar todas as escolas da rede municipal já foi batida. Agora é trabalhar e colher os frutos", concluiu.

         O NTM está instalado na sede da Escola do Trabalho, no Jardim Zeballos.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Uma visitante inusitada: Onça invade quintal em Guaíra

          Animal adulto estava dentro da despensa de uma casa próxima ao Centro Náutico Marinas

         Uma onça-parda foi encontrada ontem (04), por volta das 08h, no quintal de uma casa próxima ao Centro Náutico Marinas. O exemplar adulto do felino surpreendeu um limpador de piscinas. Segundo ele, a onça estava dentro da despensa, no fundo do quintal da casa. Amedrontado, o funcionário procurou ajuda.

         Membros da Defesa Civil, Ibama e Vigilância Sanitária foram até o local e sedaram o animal. Segundo o médico veterinário Julio Cesar Juvenal, a onça, uma fêmea adulta, gozava de boa saúde.

         O resgate foi concluído às 14h30, depois da aplicação de três dardos tranqüilizantes.

         A onça foi levada até o Parque Nacional de Ilha Grande, onde foi solta.

         A notícia de que uma onça esteve na zona urbana da cidade atraiu a imprensa. Jornais locais e uma equipe da TV Oeste (RPC) acompanharam o resgate do animal. Hoje à tarde, a notícia ganhou repercussão nacional ao ser divulgada pelo Jornal Hoje, da Rede Globo.

         Curiosidades

         A onça-parda, também conhecida como puma e sussuarana, é o felino que tem maior área de distribuição geográfica do Continente Americano. Ocorre do Sudoeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, no extremo Sul da Argentina/Chile. É um animal que se adapta a vários tipos de ambiente, de desertos quentes aos altiplanos andinos e florestas tropicais e temperadas.

         Tem pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo à exceção da região ventral, que é mais clara. Os filhotes nascem com pintas pretas e olhos azuis. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência, podendo ir de 35 a 70 kg. É um animal de conformação delicada e alongada, o que lhe dá muita agilidade. Pode saltar do chão a uma altura de 5,5m em uma árvore em um só pulo. São animais de hábitos solitários e territorialistas, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

         Assim como a onça-pintada, alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo. A gestação dura de 91 a 95 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes - que se tornam independentes com 1,5 ano de idade.

         A caça e a alteração do habitat, com consequente redução da disponibilidade de presas, são as principais ameaças à sobrevivência da onça-parda. É classificada pelo Ibama como espécie ameaçada de extinção.

         Hábitos alimentares

         É carnívora. Caça, principalmente à noite, veados, capivaras, porcos-do-mato e outros mamíferos. É muito ágil, hábil caçadora e consegue matar também aves e macacos nas árvores.

         Tamanho

         Mede cerca de 0,70 m, do ombro ao chão, e até 2,30 m de comprimento.

         Particularidades

         Apesar de seu grande porte, a onça-parda é mais aparentada com os gatos do que com a onça-pintada (Panthera onca). Por isso sua vocalização é um miado e não o poderoso esturro do jaguar.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Secretaria de Esportes organiza competições de futsal e futebol

          Primeiros colocados nos campeonatos receberão até R$ 500, além de troféus e medalhas

          O mês de outubro promete movimentar o esporte amador guairense. Estreia nesse final de semana ( sábado, 09) o Campeonato de Futebol Master. Os quatro jogos que abrem a competição serão disputados na Assemug e Campo da Messiânica.

         Também iniciam neste mês (no dia 18) os campeonatos de futsal mirim e pré-mirim. Os regulamentos dos respectivos campeonatos, bem como a premiação e a tabela de jogos poderão ser visualizados logo abaixo.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Prefeitura divulga programação para o dia das crianças

          Evento acontecerá no Fundo de Vale, a partir das 14h

         Foi divulgada na sexta-feira (01º), durante reunião no Paço Municipal, a programação oficial das comemorações do dia da criança. O evento, que tradicionalmente acontece no dia 12 em todo o Brasil, será realizado no parque conhecido como "Fundo de Vale".

         A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, Ação Social e Esportes e Lazer. "A partir das 14h do dia 12 estaremos promovendo um grande evento para as crianças de Guaíra", afirmou Maria Sueli Francisco Kuba, secretária de Ação Social.

         Segundo Edilaine Villalba Ortiz Comunello, secretária de Educação, serão distribuídos lanches e picolés para a garotada. "Será uma grande confraternização", acrescentou.

         Volnecir Hoffmann, secretário de Esportes e Lazer, confirmou que haverá uma grande variedade de atividades lúdicas, como cama elástica, ginástica maluca, perna de pau, danças, bambolê, jogo de peteca, vôlei, basquete, futebol, "toboágua" e "escorrega na lona".

         Serviço: O que: Comemoração Dia das Crianças

         Quando: 12 de outubro

         Local: Fundo de Vale (Rua Oswaldo Cruz)

         Horário: a partir das 14h

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


Secretaria de Esportes divulga local e data do Campeonato de Rolimã

         Competição está prevista para acontecer no mês de novembro, durante as festividades de aniversário da cidade

         Depois de inovar ao realizar o I Festival de Pipas, em agosto, a Secretaria de Esportes voltou a apostar em uma "novidade antiga" e lançou oficialmente o I Campeonato de Carrinho de Rolimã.

         Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Volnecir Hoffmann, a iniciativa faz parte de uma proposta de incentivo ao lazer na cidade de Guaíra. "Ouço muita gente reclamando que em cidade pequena não tem nada para fazer. Também vejo muitos jovens e crianças desanimados. Nós da Secretaria temos nos esforçado para oferecer novas propostas. Velhas propostas, na verdade, porque empinar papagaio e andar de carrinho de rolimã parece que já não faz parte da realidade como fazia há um tempo. Acho saudável, temos recebido elogios por esse trabalho de, digamos, resgate dessas atividades de lazer. Além desse trabalho, temos dado o tradicional incentivo às modalidades esportivas que são praticadas no município", comentou.

         O Campeonato está previsto para o dia 13 de novembro, durante as comemorações do aniversário do município. As provas acontecerão das 14 às 17h, na descida do Bradesco em direção às Lojas Pernambucanas. Serão permitidas as inscrições em três modalidades: infantil (até 13 anos), juvenil (de 14 a 17 anos) e adulto (acima de 18). O uso de capacete e itens de segurança como cotoveleiras e joelheiras será obrigatório. Segundo o regulamento, os carrinhos podem ter apetrechos, como banco com encosto, pintura personalizada, rodinha de borracha etc. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, pelo telefone 3642 4426.

          Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Guaíra


POLÍCIA FEDERAL ENCONTRA DEPÓSITO DE PRODUTOS CONTRABANDEADOS EM GUAÍRA.

          Policiais federais e militares da Força Nacional, após denúncia anônima informando a existência de um depósito de mercadorias contrabandeadas em uma residência, localizaram o local prendendo quatro indivíduos em flagrante.

         A ação ocorreu na noite de domingo, 03, por volta de 21:00h, no Parque Hortência, em Guaíra/PR, quando os policiais flagraram 04 indivíduos, dois deles já saindo da residência carregando alguns volumes e os demais ainda dentro do local. Foram encontrados vários invólucros contendo eletrônicos diversos, dentre impressoras, retroprojetores, câmeras fotográficas, videogames, dentre outros.

         Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra e, inquiridos, informaram que foram aliciados por um individuo para retirar as mercadorias do local, desconhecendo o proprietário do imóvel. Todos são residentes em Guaíra e têm entre 26 e 19 anos, sendo que dois deles já tem passagens anteriores por contrabando e roubo.

          Guaíra/PR, 05 de outubro de 2010.

          Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Guaíra


ARQUIVO AGOSTO E SETEMBRO 2010