Vida e Mulher

Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia

Nutricionista

Para curar a anemia deve-se fazer uma alimentação rica em ferro, que deve ter carne, fígado e legumes ricos nesse mineral. A anemia por causada por deficiência de ferro é chamada de anemia ferropriva, e é comum em pessoas debilitadas, crianças em fase de crescimento que não têm uma alimentação equilibrada e em mulheres grávidas.

O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois ele é absorvido em maior quantidade pelo intestino. Além disso, alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo.

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro são:

  • Origem animal: fígado, coração, carnes e mariscos.
  • Origem vegetal: aveia, farinha de centeio integral, pão, coentro, feijão, lentilha, soja, gergelim, linhaça.

Para aumentar a absorção de ferro no intestino, deve-se comer uma fruta ou suco de frutas ricas em vitamina C, como laranja, tangerina, abacaxi e limão. Veja mais em Alimentos ricos em Ferro​ e Alimentos ricos em vitamina C.

Alimento ricos em ferro de origem animal

Alimento ricos em ferro de origem animal
Alimento ricos em ferro de origem vegetal

Alimento ricos em ferro de origem vegetal

Cardápio da dieta para anemia

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias de dieta rica em ferro para tratar a anemia.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 copo de leite com 1 colher de sopa de linhaça + pão integral com manteiga 180 ml de iogurte natural com cereal matinal integral 1 copo de leite com 1 col de sopa de achocolatado + 4 torradas integrais com geleia de fruta sem açúcar
Lanche da manhã 1 maçã + 4 bolachas Maria 3 castanhas + 3 torradas integrais 1 pera + 4 bolachas de água e sal
Almoço/Jantar 130 g de carne + 4 col de arroz integral + 2 col de sopa de feijão + salada com 1 col de sopa de gergelim + 1 laranja 120 g de bife de fígado + 4 col de sopa de arroz integral + salada com 1 col de sopa de linhaça + 2 rodelas de abacaxi 130 g de frango com fígado e coração + 4 col de sopa de arroz + 2 col de lentilha + salada com 1 col de sopa de gergelim + suco de caju
Lanche da tarde 1 iogurte natural + pão integral com presunto de peru 1 copo de leite + 4 torradas integrais com ricota 1 iogurte natural + 1 pão integral com manteiga

É importante lembrar que os alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte ou queijo, não devem ser consumidos juntamente com os alimentos ricos em ferro, pois o cálcio dificulta a absorção de ferro pelo organismo.

Na dieta vegetariana, as melhores fontes alimentares de ferro, que são os alimentos de origem animal, não são consumidas e, por isso, a falta de ferro pode acontecer com mais frequência.

Para tratar a anemia sem consumir carnes, veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de fazer parte da nossa rede de amigos? Basta Clicar aqui!Sim, Eu Quero!